HISTÓRIA DE UMA LENDA: ZINEDINE ZIDANE

Em 23 de junho de 1972, uma lenda nasceu em La Castellane, um subúrbio ao norte de Marselha, França. Filho de imigrantes argelinos e mais novo de cinco, Zinedine Zidane escapou das altas taxas de criminalidade e desemprego do banlieue de Marselha para se tornar o talvez o melhor jogador de futebool francêsa de todos os tempos. Seu status como jogador de futebol lendário e migrante do Norte da África tornou sua influência na sociedade francesa ainda mais impactante.

Quando criança, ele brincou com a Praça de 80 por 12 jardas da Place Tartane, entre os outros filhos de migrantes do bairro. Zidane frequentemente citou as dimensões do campo, e a forte competição entre seus pares como sendo influente no desenvolvimento de sua famosa técnica, “é difícil explicar, mas eu tenho a necessidade de jogar intensamente todos os dias, para lutar cada partida com força. E esse desejo de nunca parar de lutar é outra coisa que aprendi no lugar onde cresci”. Aos 14 anos, Zidane assinou com a AS Cannes, depois de participar de um campo de treinamento administrado pela Federação Francesa de futebol.

Zizou durante seu tempo como Cannes

Zidane fez sua estréia profissional na Ligue 1 em 1989 pelo Cannes contra o Nantes. Em suas três primeiras temporadas no Clube do Sul da França, ele marcou 6 gols em 61 partidas. Em 1992, ele foi transferido para Bordeaux, e o mundo começou a descobrir seu talento. Ele fez sua estreia pela Seleção Nacional em 1994, onde marcou apenas 17 minutos depois de entrar no segundo tempo.

Depois de perder para o Bayern de Munique na final da Taça Uefa de 1996, os Campeões Europeus Juventus comprou Zidane por pouco menos de 2 milhões de libras. Sob a tutela de Marcello Lippi, Zidane explodiu em cena, vencendo a Copa Intercontinental, Supertaça Europeiae Scudetto em sua primeira temporada no Bianconeri. Na temporada seguinte, Zidane marcou 7 gols em 38 partidas, conquistando seu segundo título nacional em tantos anos, mas perdendo para o Real Madrid na final da Liga dos Campeões.

O verão de 1998 foi o momento decisivo da carreira de Zidane. Em sua primeira Copa do Mundo, realizada em seu País de origem, a França, Zidane foi excelente. Depois de Marcar 2 dos 3 gols da França na final contra o Brasil, a França venceu sua primeira Copa do mundo, e milhões comemoraram a vitória no Champs-Elysees, uma enorme imagem de Zidane foi projetada no Arco do Triunfo com as palavras “Merci Zizou”. Após o torneio, Zidane recebeu o Ballon d’or .

Na temporada 1999-2000, Zidane venceu sua segunda bola de ouro depois de vencer a Itália nas finais dos Euros. A temporada seguinte provaria ser a última de Zidane para o Clube de Turim, pontuado pela Juventus sendo eliminado na fase de grupos da Liga dos Campeões depois que ele foi banido para o jogador do Hamburger SV Jochen Kientz. Em seu tempo no Bianconeri, Zidane marcou 31 gols em 212 partidas.

Zinedine Zidane juntou-se ao Real Madrid Galacticos no verão de 2001 por um recorde de 37 milhões de libras. Naquela temporada, ele ganhou seu primeiro título europeu depois de marcar seu famoso vôlei na final contra o Bayern Leverkusen. Nas duas temporadas seguintes, o Real Madrid ganhou o título da La Liga, bem como sua segunda supercontinente e SuperTaça Europeia. Embora o clube não tenha conseguido ganhar nenhum troféu importante de 2004-2006, Zidane continuou a fazer os rolos de destaque com filmes e toques que as pessoas não sabiam que eram possíveis.

Em 2005, Zidane voltou à seleção francesa depois de se aposentar do jogo internacional dois anos antes. Com a França lutando Zidane capitaneou a equipe para a qualificação para o torneio de 2006 na Alemanha. O mundo seria o último torneio profissional de sua carreira; terminando de maneira tipicamente dramática. Depois de marcar o pênalti para subir 1-0 contra a Itália na final, Materazzi empatou para forçar o jogo a um tempo extra. Como o jogo chegou ao fim, Zidane perdeu a cabeça, famosa cabeça butting o centro de volta italiano e sendo posteriormente expulso. A Itália venceu a Copa do mundo nos pênaltis, mas isso de forma alguma diminui as realizações de Zidane.

Na França, ele não é apenas lembrado por sua grande habilidade e sucesso em campo. Zidane foi o melhor de uma geração de jogadores de futebol que representavam a “Nova França”. As primeiras gerações cujos pais haviam migrado das ex-colônias francesas para construir uma nova vida na Europa agora tinham um herói para admirar. Através de seus sucessos em campo, ele se tornou um símbolo de integração, mudando muito mais do que apenas a história do futebol de sua nação.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.